Seguidores

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O que é a Cetose?

O que é a Cetose?

Segundo a Wikipédia, “a cetose foi identificada pelo Dr. Alfred Bauer em 1962 e é um estágio no catabolismo que ocorre quando o pâncreas converte gorduras em ácidos graxos e corpos cetônicos, que podem ser usados pelo corpo para energia”.
cetose

Em resumo, a cetose é um fenômeno que acontece quando o nosso organismo usa os depósitos de gordura do corpo como fonte de energia. O acontecimento da cetose é induzido por dietas com baixa ou nenhuma ingestão de carboidratos, como a dieta das proteínas e a famosa dieta Dr. Atkins.
A cetose é considerada tóxica para as células, podendo acarretar problemas à saúde. Porém, quando controlada, pode ajudar muito quem quer emagrecer de forma rápida. Como efeito colateral, a cetose pode causar náuseas, mau hálito, fadiga, desidratação, enjôo e dores de cabeça em algumas pessoas, mas não em todas. 
O corpo humano inicia o processo de cetose quando fica muito tempo sem ingerir carboidrato. Geralmente, a cetose se inicia em aproximadamente 3 dias, fazendo com que o corpo perca peso rapidamente. E é aí que a cetose se mostra fundamental para este tipo de dieta.
Porém, basta que a pessoa coma uma quantidade mínima de determinado alimento que contenha carboidrato, para que o processo de cetose seja interrompido. Por isso, é recomendado que, caso você sinta alguma alteração em sua saúde, interrompa imediatamente a dieta Dr. Atkins, ingerindo uma quantidade razoável de carboidratos.